Polícia Federal investiga passo-fundenses que disseminavam notas falsas na região

A Polícia Federal de Passo Fundo deflagra, na manhã desta quarta-feira, 15, a quinta fase da Operação Denarius, que investiga grupos criminosos atuantes na disseminação de cédulas falsas em Passo Fundo e região.

Policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Passo Fundo (07), Casca (01), Planalto (01), Erechim (05), Santa Maria (01), e em Lages (01), no Estado de Santa Catarina, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo. Dois dos mandados de busca são cumpridos em unidades prisionais em Erechim e Santa Maria, com apoio da Susepe.

A quinta fase da Operação Denarius decorre de investigações que envolvem fatos e grupos criminosos distintos, um deles relacionado com o envio de cédulas falsas através dos Correios e o outro com a aquisição de bens com o pagamento em notas falsas.

Nos municípios de Casca e Planalto, dois indivíduos são suspeitos de adquirirem cédulas falsas através de redes sociais com o fim de, posteriormente, repassá-las no comércio da região com a aquisição de mercadorias diversas. As investigações tiveram início a partir de remessas de cédulas falsas interceptadas em agências dos Correios.

Em Passo Fundo e Erechim, são investigados dois grupos criminosos que atuam na disseminação de cédulas falsas na região. Através de perfis falsos, os integrantes dos grupos efetuavam negociações de aparelhos eletrônicos como celulares, videogames e outros equipamentos através da internet. Os produtos negociados eram adquiridos pelos criminosos com as cédulas falsas.

Em uma das buscas em Passo Fundo, a equipe encontrou maconha, cocaína e extasy e uma arma de fogo na residência de um dos investigados, que foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Os crimes apurados nesta etapa da Operação Denarius são falsificação de moeda, introdução em circulação de moeda falsa e associação criminosa. Até o momento, não houve apreensão de moeda falsa no cumprimento dos mandados de busca na data de hoje.

Os grupos investigados também possuem ligação com o tráfico de drogas e facção criminosa.

Fonte e fotos: Rádio Uirapuru 

Sair da versão mobile