Paixão de família: Rodeio de Veranópolis marca a história de irmãs declamadoras
Milena Borchardt participa do evento há nove anos e, em 2023, viu sua irmã Liara dar os primeiros passos na arte declamatória
O 33º Rodeio Crioulo Nacional de Veranópolis, promovido pelo CTG Rincão da Roça Reúna, encerrou no dia 22 de janeiro, mas o evento perpetuou realizações aos participantes que pisaram nos palcos das modalidades artísticas do evento.
Com apresentações de danças tradicionais, declamação, intérprete solista vocal e chula, o domingo foi marcado por arte e cultura, celebrado nos passos, versos e acordes de cada artista, criança, jovem, adulto ou idoso presente.
A declamadora Milena Borchardt da Silva, de Montenegro, é um exemplo de artista que construiu sua história ao longo das edições do Rodeio de Veranópolis. Campeã da modalidade Declamação Prenda Adulta neste ano de 2023, Milena participa do evento há nove anos. A primeira, em 2014, marcou o início de uma jornada de muita dedicação com a arte declamatória. Naquela ocasião, ela, que sempre teve seu pai, Luis Fernando, como grande parceiro de verso e referência em seus passos, declamou em um palco para que ele lhe assistisse pela primeira vez. Nos anos seguintes, ela seguiu participando do evento, tendo inclusive se sagrado campeã da Declamação Prenda Juvenil no ano de 2017.
Em 2023, mais uma emoção: sua irmã Liara participou pela primeira vez do concurso de declamação, dizendo seus primeiros versos em um “palco de verdade”, onde Luis Fernando e Milena também puderam ver a história se repetir, assistindo-a em sua estreia.
“A mana nunca curtiu muito Declamação, até junho do ano passado ela nem fazia questão de declamar, mas naturalmente foi pedindo, uma vez que outra, para falar uns versinhos, falávamos e ela repetia, e assim foi começando”, conta a declamadora.
Milena, com versos de Apparício Silva Rillo, e Liara, com versos de Jurema Chaves, declamaram com o amigo Nicolas, acompanhando as duas no violão, uma amizade construída ao longo dos anos de evento. Amizades: uma palavra que muito significa para Milena quando ela pensa no evento. “Em Veranópolis foi onde eu construí muitas amizades da declamação, especialmente com o pessoal da Serra, que sempre admirei e que me deram dicas valiosas quando eu estava começando“, relembra.
A emoção de ver a irmã mais nova dando seus primeiros passos no caminho que Milena tanto se orgulha de ter percorrido, foi simbólico. “Eu tremi muito, era um desafio assistir, gravar, e ao mesmo tempo chorar“, ri. O anúncio do resultado do evento foi outra grande felicidade: para além de sagrar-se campeã da modalidade, Milena tinha certeza que se premiasse, a irmã buscaria o troféu, o que se concretizou na noite de domingo (22).
“Bravamente, ela me deu uma lição de coragem e me mostrou como se comporta uma declamadora de verdade (risadas). Nós ganhamos uma declamadora, e é isso que importa“, encerrou.
Saiba quem foram os ganhadores das modalidades artísticas do Rodeio de Veranópolis 2023