Mulher de 34 anos quase morre por causa do vício provocado por vape

Amanda Stelzer, uma mulher de 34 anos de Ohio, Estados Unidos, quase perdeu a vida após ser diagnosticada com síndrome do desconforto respiratório agudo, provocada pelo uso contínuo de cigarro eletrônico.

Amanda começou a usar vape em 2015. Ela fumava uma ampola de líquido para cigarro eletrônico por dia, o equivalente a 50 cigarros.

Em 2019, a mulher foi ao pronto-socorro depois de sofrer com problemas respiratórios e, no dia seguinte, foi internada. Ela passou cerca de três semanas respirando com ajuda de aparelhos devido à síndrome.

Pulmão úmido

A síndrome do desconforto respiratório, também conhecida como pulmão úmido, acontece devido ao acúmulo de líquido nos alvéolos pulmonares. Por causa do fluido, o paciente não consegue encher o pulmão de ar, o que resulta na baixa oxigenação do corpo e pode, nos casos mais graves, levar à falência dos órgãos.

Após a alta hospitalar, Amanda ficou seis meses sem poder trabalhar, ficar perto de outros fumantes e visitar amigos e familiares. As precauções eram para que ela recuperasse completamente a saúde dos pulmões. “Parece inofensivo, mas não é! Você nunca sabe o que pode acontecer”, afirmou ela, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Além disso, ela foi instruída a usar pastilhas de nicotina para enfrentar as crises de abstinência. Hoje, Amanda sofre de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) devido à experiência, mas felizmente sua saúde está ótima.

Informações Portal Metropoles.

Sair da versão mobile