Golpe do Renavam: saiba como se prevenir ao vender seu carro

Se você pretende vender seu automóvel, fique atento com o novo golpe que está sendo aplicado por pessoas de má fé, o chamado “golpe do Renavam”, por meio do qual criminosos se apoderam do número de identificação do veículo para praticar diversos delitos, que podem resultar na suspensão da CNH do proprietário do carro a clonagem do modelo.

De acordo com relatos, o golpe começa com um telefonema de um suposto interessado em adquirir o automóvel. Com a alegação de que precisa pesquisar o histórico do carro, o criminoso pede para o proprietário informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que é a identificação do modelo e o acompanha por toda a sua vida útil.

Tendo o número da identificação e a placa do veículo, o golpista consegue não só descobrir diversas informações adicionais sobre o veículo, como até do proprietário. A partir daí, o criminoso pode clonar o veículo e cometer inúmeras infrações, o que pode resultar até na cassação da CNH do proprietário do carro.

Para se prevenir, especialistas recomendam evitar informar qualquer número de documento a estranhos. No caso da venda do veículo, o melhor a fazer é solicitar a identificação do interessado e conferir se está tudo ok antes de informar o Renavam ou a placa do carro. Importante: nunca informe o número do chassi, pois isso facilita a clonagem do automóvel.

Outra alternativa é negociar o automóvel com empresas idôneas, que sejam conhecidas e que estejam estabelecidas há algum tempo. Tudo isso pode ser verificado por meio de uma busca na internet.

Vale lembrar que, de fato, é importante consultar o histórico do automóvel antes de efetivar qualquer negociação, para saber se existem multas pendentes, bloqueios judiciais ou outro problema com o veículo. Mas é preciso saber com quem se está lidando ao negociar.

Leia também:  Gaeco de Passo Fundo denunciou mais de 40 estelionatários em 2019 e 2020 por golpe do bilhete premiado

Fonte: Guiadocarro e POA24h.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo