O farroupilhense Tibiriçá dos Santos, 71 anos, conhecido como Tibica, foi vítima de afogamento na praia de Palmas, na cidade de Governador Celso Ramos, na grande Florianópolis em Santa Catarina. O acidente aconteceu por volta das 15h45 na última sexta-feira, 3, onde Tibica veraneava com familiares. Conforme o filho, Rodrigo dos Santos, o pai teria se afogado em um local considerado raso, onde as crianças também frequentam.
Em contato com a Spaço FM, Rodrigo informou que estaria caminhando na beira da praia e de olho em sua mãe, que possui um problema no quadril, o que dificulta sua mobilidade, porém ao perceber um corpo boiando na água, pensou ser uma criança que estaria se afogando, e correu para socorrê-la. Ao levantar o corpo percebeu que era seu pai que estava afogado e imóvel. Ele conseguiu retirá-lo para fora da água e pediu socorro.
Os bombeiros salva-vidas foram acionados e necessitaram do auxílio de uma equipe médica da aeronave do Arcanjo durante o atendimento. Após os primeiros socorros no local, Tibica, que segundo os bombeiros, sofreu afogamento de nível 3, foi encaminhado ao Hospital Regional de São José. Na madrugada de sábado, 4, ele demonstrou melhoras, mas foi transferido para o Hospital de Biguaçu onde permanece internado, para passar pelo processo de desentubação e recuperação de uma pneumonia decorrente do afogamento.
Na segunda-feira, 6, o boletim médico informou que Tibica tem demonstrado pequenas evoluções. Os médicos conseguiram tirar a medicação noradrenalina, e a pressão de Tibica segue estável. Nesta terça-feira, 7, a equipe médica fará tomografias de cérebro, coração e pulmões para avaliar possíveis lesões e sequelas. O filho (Tibiquinha) postou em suas redes sociais, que se o pai continuar progredindo, os médicos vão começar a diminuir a sedação para o consequente desentubamento.
Tibica quando jovem, marcou sua passagem como jogador de futebol no Municipal Futebol Clube de Farroupilha e como músico também integrou o grupo musical Os Farroupilhas. Mais tarde ingressou no tradicionalismo como músico de invernadas de danças nos CTGs da região. Tibica também é conhecido como o violeiro da missas crioulas, celebradas em vários eventos e durante a Semana Farroupilha. Em 2013, Tibica recebeu a honraria Mérito Farroupilha na Câmara de Vereadores pelos relevantes serviços dedicados a tradição gaúcha.
Ainda não há previsão de alta de Tibica.
Atualização
Na tarde de hoje (terça-feira, 7) foi retirada a medicação com nerodrenalida pelo fato da pressão arterial estar normalizada. O paciente não apresenta febre, porém ainda há necessidade de aspiração para a retirada de resquícios de areia no pulmão e a questão renal teve as alterações esperadas devido à parada respiratória.