Dia de Nossa Senhora de Lourdes: conheça a sua história, que mobiliza diversos fiéis
Hoje é o dia de Nossa Senhora de Lourdes, santa que mobiliza devotos por todo o mundo. Em Veranópolis, uma grande festa é realizada em honra a ela
Nossa Senhora de Lourdes mobiliza diversos fiéis em todo o mundo, por conta de sua história e dos vários relatos de graças alcançadas e milagres efetivos. Para os católicos, o dia 11 de fevereiro é dedicado à santa, por isso, a data é extremamente importante.
Esse valor, porém, é intensificado em Veranópolis, cidade onde há quase 80 anos, uma romaria é feita em homenagem a ela, festa que tomou proporção estadual há oito anos, fato que comprova a sua grandiosidade.
A história
Segundo relatos fornecidos pela Igreja Católica, foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Esta última deixou por escrito um testemunho relatando a aparição.
Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição.
Os registros apontam que foi em 1862 que a Nossa Senhora foi beatificada, ou seja, considerada santa.
A devoção em Veranópolis
Tudo começou quando, em outubro de 1905, nuvens de gafanhotos invadiram as plantações da então Alfredo Chaves. O vigário da época colocou em prática seu sonho de erigir uma gruta em louvor a Nossa Senhora de Lourdes, cuja devoção veio com os freis capuchinhos franceses. A fé e a devoção à Mãe de Lourdes foi a base da esperança para eliminar de vez a praga dos gafanhotos.
A primeira gruta, modesta, deu origem às romarias, que acontecem anualmente no mês de fevereiro. Na década de 1940 surgiu a necessidade de ampliar o local para maior comodidade dos romeiros e em 1946 ocorreu a benção solene da nova Gruta.
Celebrações atualmente
Em 2021, por conta da pandemia, as missas da novena, bem como do dia da festa, precisaram se adaptar ao meio digital. Por isso, uma transmissão completa e televisionada foi realizada pela Studio TV, com o objetivo de levar para às casas dos devotos, toda a emoção envolvida na religiosidade. Acompanhe a missa do dia 11 de fevereiro que começa em instantes: