Bolha de calor se instala no RS e segunda-feira será ainda mais quente
Uma bolha de calor se instalou entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina e trouxe um fim de semana escaldante com marcas acima de 40ºC e recordes de calor na capital argentina. A temperatura do solo (não do ar) atingiu hoje 50ºC em parte do interior gaúcho. O ar muito quente e seco favoreceu grande número de queimadas e incêndios. A tendência em parte do estado gaúcho é o calor aumentar ainda mais nesta segunda-feira.
A atmosfera, por influência da bolha, ficou extremamente seca com umidade relativa do ar em níveis desérticos. Caiu a 16% no sábado no Oeste e a 11% hoje na Grande Porto Alegre. A umidade baixíssima e o tempo aberto contribuíram para uma espetacular variação de temperatura. O Rio Grande do Sul amanheceu com frio de 5,9ºC em São José dos Ausentes e à tarde a temperatura passou dos 40ºC no estado.
Com o calor extremo, a umidade em patamar desértico e a vegetação muito ressacada por força da estiagem, focos de incêndios e queimadas se proliferaram pelo interior gaúcho. Mas foi o calor o grande protagonista no tempo durante o fim de semana.
No sábado, a máxima em estações oficiais do estado foi de 39,8ºC em Quaraí. Já hoje, o calor aumentou e a máxima estadual superou os 40ºC. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas do domingo foram de 40,4ºC em Quaraí, 39,9ºC em Uruguaiana, 39,5ºC em São Borja, 39,3ºC em Alegrete, 39,1ºC em Bagé, 39,0ºC em São Gabriel, 38,4ºC em São Luiz Gonzaga e 38,3ºC em Campo Bom. Em Porto Alegre, a máxima no Jardim Botânico foi de 36,3ºC.
Já as estações de monitoramento particulares e da Secretaria da Agricultura acusaram 40,6ºC em Bagé, 40,4ºC em Porto Xavier, 40,0ºC em Rio Pardo, 38,8ºC em Lajeado 38,7ºC em Rosário do Sul e Teutônia, 38,5ºC em Santa Rosa, 38,3ºC em Itaqui e Herval, e 38,2ºC em Venâncio Aires.
Segundo a previsão da Metsul Meteorologia, o Rio Grande do Sul terá um dia de extremo calor nesta segunda-feira com marcas ainda mais altas que as de hoje na maioria das cidades. Grande parte dos municípios terão mais de 35ºC à tarde e vários registrarão máximas perto ou acima de 40ºC. O calor será extremo e vai chamar atenção ainda em cidades das regiões de Bagé, Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.
Porto Alegre deve ter máxima oficial ao redor de 39ºC, mas, certamente, alguns bairros vão superar 40ºC. Na região metropolitana e nos vales, as máximas em diversos pontos devem ficar entre 39ºC e 41ºC no dia mais quente deste verão até agora.
A umidade relativa do ar segue muito baixa à tarde nesta segunda-feira com valores inferiores a 20% em diversas cidades, mas, segundo os dados dos modelos, o dia não seria tão seco como foi este domingo que registrou mínimo de umidade de 11% em Campo Bom, em cota de emergência.
Da Metsul