Avião agrícola bate em rede de alta tensão na divisa de SC e PR

Moradores de Lageado dos Vieiras, distrito de Rio Negro (PR), foram surpreendidos por um avião agrícola, que quase provocou uma tragédia na manhã deste domingo (26). Segundo um morador da região, a aeronave colidiu com a rede de alta tensão próximo a Rio Negrinho, destruindo vários postes e causando danos à comunidade.

O piloto, que estava realizando o serviço de pulverização aérea, conseguiu pousar, com grandes estragos, no aeroclube de Rio Negrinho.

De acordo com relatos, ele estava fazendo voos rasantes sobre as casas em baixa altitude, o que assustou a população local. A Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) foi acionada para verificar os danos causados.

Em entrevista à reportagem, o piloto explicou que estava fazendo o serviço de pulverização aérea em uma nova área e acertou acidentalmente um fio monofásico dentro da lavoura. Ele ressaltou que todos os voos são realizados dentro das normas estabelecidas, com autorizações necessárias para voar no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O acidente deixou uma área sem energia por pouco tempo. Segundo o piloto, a região onde estava voando é uma fazenda e não tem quase nenhum morador ali perto. Ele garantiu que arcará com todos os prejuízos causados nos postes e fios e afirmou que a aviação agrícola é sustentável e realizada com a supervisão de engenheiro agrônomo, técnico agrícola e piloto agrícola, que precisa antes ser piloto comercial.

O piloto agora levará o avião para a oficina e pretende voltar a voar na região no início da próxima safra. Ele tem mais dois aviões em Luiz Alves, região onde realiza o mesmo serviço há mais de 10 anos. “Graças a Deus, foram só danos materiais”, finalizou.

Fonte: Visor Notícias

Sair da versão mobile