Um violento temporal atingiu o município de Harmonia na tarde deste sábado. A tempestade severa castigou duramente a área urbana do município do Vale do Caí, distante 65 quilômetros de Porto Alegre. O temporal de vento destrutivo trouxe diversos estragos. As primeiras informações dão conta que o vendaval causou diversos destelhamentos na cidade de cerca de mil habitantes, além da queda de muitas árvores nas ruas centrais do município. Imagens da praça em frente à igreja da cidade mostravam telhas retorcidas em troncos de árvores e vegetais caídos.
A Paróquia São João Nepomuceno informou por suas redes sociais que as missas programas para hoje e amanhã de manhã foram canceladas devido aos danos sofridos pela igreja. Muitas árvores e galhos podiam ser vistos em frente à paróquia. O vendaval destrutivo provocou ainda colapso de algumas estruturas e desabamento parcial de construções, um indicativo de que as rajadas de vento foram extremamente fortes e facilmente superiores aos 100 km/h.
A MetSul Meteorologia alertava para o risco de tempo severo hoje no Rio Grande do Sul com possibilidade de vendavais e episódios isolados de vento severo como micro-explosões por conta do excessivo calor.
As evidências preliminares apontam que o evento severo de vento em Harmonia se tratou de uma corrente descendente de vento violenta localizada, uma micro-explosão ou downburst, em situação semelhante ao que atingiu o município de Taquara nesta semana.
MetSul Meteorologia