O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, por meio do comando do 1⁰ Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, esclarece a respeito da atuação dos policiais militares durante madrugada de 1⁰ de janeiro, após o evento de réveillon, no centro de Gramado.
Após a virada, muitos turistas e moradores ainda confraternizavam nas proximidades da Rua Coberta e, durante a madrugada, ocorreram episódios de brigas generalizadas e depredações de estabelecimentos com o arremesso de garrafas, fato que colocava em risco a integridade física das pessoas presentes que não estavam diretamente envolvidas no confronto.
Imediatamente, guarnições da Força Tática interviram, identificando os indivíduos que estavam mais agressivos e alterados, e iniciaram manobra para a dispersão e retirada desses indivíduos de circulação.
A postura dos policiais militares no que tange ao emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo será analisada oportunamente pelo comando da unidade, e os PMs foram temporariamente afastados das atividades de polícia ostensiva, até a conclusão da apuração.
No total, quatro pessoas foram detidas pela Brigada Militar por envolvimento nos confrontos, e outro indivíduo foi preso portando uma arma branca no mesmo local.