Premiação de vinícola familiar enaltece ação da Extensão Rural e Social no RS

Vinte vinhos finos e espumantes elaborados pela vinícola familiar Buffon, localizada no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, foram premiados na 6ª edição do Concurso Wines of Brasil Awards, que aconteceu no Rio de Janeiro, recebendo selos dourados e prateados. O concurso, que elege anualmente os melhores vinhos, teve 2.703 vinhos inscritos, de 284 vinícolas, e a avaliação dos rótulos aconteceu durante quase três meses.

Este é o segundo ano em que a vinícola participa, ampliando o número de medalhas recebidas. Para o enólogo Anderson Buffon, o concurso tem bastante repercussão, principalmente entre os clientes de São Paulo e Rio de Janeiro, que consideram muito esta avaliação. “É um método que o consumidor usa para se basear e conhecer os produtos. Quando se tem alguma medalha, eles acabam olhando de outra forma e adquirem para conhecer o produto. Então esses selos ajudam muito no marketing da vinícola, na nossa propagação, no crescimento e para que as pessoas conheçam os produtos”, afirma.

Para o enólogo Thompsson Didoné, extensionista da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, essa conquista demonstra que as vinícolas familiares estão dando certo, progredindo e cada vez mais qualificando os produtores e melhorando a qualidade dos produtos. Para ele, isso também representa um reconhecimento do trabalho de qualidade que a Extensão Rural e Social desenvolve, juntamente com entidades como a Embrapa, Prefeitura e Instituto Federal de Bento Gonçalves, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e que possibilitou a elaboração e a real aplicação da Lei do Vinho Colonial e do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), com o registro da vinícola e a qualificação e valorização do produto. 

A vinícola

O jovem Anderson Buffon e a irmã Paloma, ambos enólogos, são a 5ª geração da família na produção de uva. “A gente, com a ideia de incrementar a propriedade, ter mais uma opção, decidiu elaborar vinhos e espumantes e registrar a vinícola para comercializar diretamente ao consumidor final, agregando valor”, conta.

A vinícola, inaugurada em outubro de 2021, é gerenciada por Paulo e Nilse Buffon e pelos jovens, que são um exemplo de sucessão rural. Conforme Anderson, a família realiza a venda pela internet e já tem parceiros em dez estados do Brasil e no Distrito Federal, além de receber turistas no empreendimento. A vinícola está registrada no Mapa com CNPJ e está inclusa no Peaf do Governo do Estado.

Crédito foto: Divulgação Vinícola Buffon

Sair da versão mobile