No final do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda do medicamento Paxlovid, utilizado no tratamento da covid-19. A autorização determinou prioridade ao programa do Sistema Único de Saúde (SUS). Veranópolis recebeu as primeiras quatro caixas da medicação na semana passada.
Um paciente veranense já precisou realizar o tratamento, que dura cinco dias. Segundo o médico Piero Motta Bonfada, que atua na ESF São Francisco em Veranópolis, a medicação não é indicada para o público em geral e são poucas unidades disponíveis em cada município.
O Paxlovid é composto por Nirmatrelvir, medicamento específico para covid-19, e Ritonavir, originalmente utilizado para tratamento da Aids, ele auxilia que o medicamento seja melhor aproveitado pelo organismo. Pacientes com mais de 65 anos e com um ou mais fatores de risco para complicações podem usar o medicamento. Ele tem diversas interações medicamentosas, o que também restringe o uso.
Bonfada esclarece que não é possível oferecer a medicação a todos os pacientes, por isso, a vacinação ainda é a principal prevenção. Cada tratamento unitário atualmente custa R$ 1340,00 para o Governo Federal. O remédio ainda não está sendo vendido nas farmácias privadas.
Leia também | Veranópolis teve queda de 76,6% no número de mortes por covid-19 em 2022