IPTU terá reajuste de 5,79% em Veranópolis
Anualmente, proprietários ou inquilinos de imóveis precisam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse tributo refere-se a qualquer imóvel, seja ele, casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.
Cada município escolhe os critérios para a cobrança, fato que faz com que, muitas vezes, o percentual de reajuste varie conforme a cidade. Em Veranópolis o índice de reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é usado para observar tendências de inflação. Neste ano, esse índice está em 5,79%, fato que converte-se no reajuste que o município terá no IPTU. Assim, os veranenses pagarão 5,79% “mais caro” o seu IPTU em 2023. O número é menor que o de 2022, visto que o reajuste nesse ano foi de 10,06%.
Em relação ao desconto no pagamento e alguns outros detalhes, será encaminhado para votação na Câmara Municipal no mês de fevereiro.
O IPTU é um imposto importante para a máquina pública. Ele, junto aos demais tributos, possibilita que atividades do governo municipal possam ser realizadas e recursos possam ser encaminhados as diversas pastas do Poder Público.