Um morador de Lajeado perdeu R$ 6,3 mil após receber contato de um estelionatário, se passando por funcionário de banco, e seguir orientações do criminoso pelo celular. O caso foi registrado nesta segunda-feira.
A vítima informou que recebeu uma mensagem por SMS, que seria da Caixa Econômica Federal, sobre uma suposta dívida em uma loja de eletroeletrônicos. No texto, o estelionatário informa que, se a pessoa não reconhecesse a vítima, deveria telefonar para um número 0800 e entrar em contato com um operador.
A vítima fez o contato, e o estelionatário, passando-se por um atendente de banco, pediu para a vítima fazer alguns testes de transferência nas duas contas dele para “averiguar a segurança do banco”. Após, o estelionatário orientou a vítima a baixar um aplicativo chamado “Get Screen”, e pediu para manter o aplicativo do banco aberto e com a senha posta. Foi aí que o criminosos fez um TED de R$ 3,1 mil e um PIX de R$ 3200. Ao perceber as transferências, a vítima apagou o aplicativo.
Autoridades informam que bancos não entram em contato com os clientes, sendo que o serviço é restrito presencialmente ou por meio do aplicativo oficial.
Informações Agora no Vale.