Cobra jararacuçu é capturada em banheiro de residência no RS

Uma cobra jararacuçu encontrada por moradores no banheiro de uma residência em Tenente Portela. O fato aconteceu por volta das 20h30 da noite de domingo, 8, na localidade de Nossa Senhora da Saúde, no interior do município. Bombeiros Voluntários foram chamados e retiraram a serpente do interior da casa, devolvendo-a ao meio ambiente.

Sobre a jararacuçu

Ocorrem desde o sul da Bahia até o noroeste do Rio Grande do Sul.

São terrícolas e ativas principalmente à noite, mas podem também ser encontrados indivíduos juvenis durante o dia.

Características gerais: É uma serpente peçonhenta de grande porte (podem medir até 2,2 metros) e de tamanha importância médica, possui porte avantajado, corpo e cabeça robustos. Alimentam-se, basicamente, de anfíbios e roedores e a coloração das espécies tem diferenciação conforme idade e sexo, sendo as fêmeas adultas portadoras de manchas pretas com fundo amarelo e, nos machos adultos, as manchas são menos conspícuas em um fundo castanho e/ou acinzentado. Esta diferença na coloração é chamada de dicromatismo sexual, os filhotes machos possuem dorso escuro com manchas amareladas à marrons, e as fêmeas são amareladas á bege-rosado.

Foto: Bombeiros Voluntários Tenente Portela

Um fato curioso é que as presas dessa espécie podem medir até 2,5cm de comprimento, sendo assim, a maior produtora e inoculadora de peçonha, ocasionando acidentes muito graves. (Ufrgs)

Como prevenir acidentes

Como prevenir acidentes com serpentes

Informações Três Passos News.

Sair da versão mobile