Cobra jararacuçu é capturada em banheiro de residência no RS
Uma cobra jararacuçu encontrada por moradores no banheiro de uma residência em Tenente Portela. O fato aconteceu por volta das 20h30 da noite de domingo, 8, na localidade de Nossa Senhora da Saúde, no interior do município. Bombeiros Voluntários foram chamados e retiraram a serpente do interior da casa, devolvendo-a ao meio ambiente.
Sobre a jararacuçu
Ocorrem desde o sul da Bahia até o noroeste do Rio Grande do Sul.
São terrícolas e ativas principalmente à noite, mas podem também ser encontrados indivíduos juvenis durante o dia.
Características gerais: É uma serpente peçonhenta de grande porte (podem medir até 2,2 metros) e de tamanha importância médica, possui porte avantajado, corpo e cabeça robustos. Alimentam-se, basicamente, de anfíbios e roedores e a coloração das espécies tem diferenciação conforme idade e sexo, sendo as fêmeas adultas portadoras de manchas pretas com fundo amarelo e, nos machos adultos, as manchas são menos conspícuas em um fundo castanho e/ou acinzentado. Esta diferença na coloração é chamada de dicromatismo sexual, os filhotes machos possuem dorso escuro com manchas amareladas à marrons, e as fêmeas são amareladas á bege-rosado.
Um fato curioso é que as presas dessa espécie podem medir até 2,5cm de comprimento, sendo assim, a maior produtora e inoculadora de peçonha, ocasionando acidentes muito graves. (Ufrgs)
Como prevenir acidentes
Como prevenir acidentes com serpentes
- O uso de botas de cano alto ou perneira de couro, botinas e sapatos pode evitar cerca de 80% dos acidentes.
- Usar luvas de aparas de couro para manipular folhas secas, montes de lixo, lenha, palhas, etc. Não colocar as mãos em buracos. Cerca de 15% das picadas atingem mãos ou antebraços.
- Cobras se abrigam em locais quentes, escuros e úmidos. Cuidado ao mexer em pilhas de lenha, palhadas de feijão, milho ou cana. Cuidado ao revirar cupinzeiros.
- Onde há rato, há cobra. Limpar paióis e terreiros, não deixar lixo acumulado. Fechar buracos de muros e frestas de portas.
- Evitar acúmulo de lixo ou entulho, de pedras, tijolos, telhas e madeiras, bem como não deixar mato alto ao redor das casas. Isso atrai e serve de abrigo para pequenos animais, que servem de alimentos às serpentes. (Saúde.pr.gov)
Informações Três Passos News.