quarta-feira (25) será muito quente no Estado, com tempo firme em quase todo o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre uma forte onda de calor sobre o RS. O aviso vale desde a terça-feira (24) — quando Quaraí e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, marcaram 40,3ºC e 40,7ºC — e vai até o final da tarde de quinta (26). O aviso indica que, durante esse período, a temperatura fica cerca de 5ºC acima da média. Nesta tarde, Porto Alegre registrou 34ºC.
A previsão indica chuva para alguns municípios da Serra, como Bom Jesus, e da Fronteira Oeste, como Uruguaiana. Na Campanha, o dia será marcado por ventania, com rajadas que podem chegar a 60 km/h. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% em praticamente todas as regiões do Estado.
A temperatura mínima para o RS, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra: 13°C. A máxima pode chegar a 39°C, em cidades como Novo Tiradentes, no Norte, Quevedos e Pinhal Grande, ambos na Região Central. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 22°C e 36°C.
O motivo do calorão
Segundo a Climatempo, as condições climáticas do Rio Grande do Sul são influenciadas por fatores meteorológicos entre o Uruguai, o Paraguai e o norte da Argentina. Um exemplo disso é a massa de ar quente que está atuando no Estado e nos países vizinhos e faz com que as temperaturas fiquem elevadas.
Entre quinta e sexta-feira, uma nova frente fria deve avançar sobre o território gaúcho, provocando chuva. No entanto, o calor persistirá.
Na quinta-feira, a previsão é de chuva forte em todas as regiões do RS. As rajadas de vento de podem chegar até 60 km/h no litoral gaúcho. Em São José dos Ausentes, na Serra, é esperada a temperatura mínima para o Estado: 14°C. A máxima, 40°C, ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e37°C.
Estiagem continua
De acordo com um boletim emitido na segunda-feira (23) pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a situação da estiagem segue preocupante. Os volumes de precipitação esperados para os próximos dias serão pouco expressivos. Além disso, a onda de calor prevista para esta semana, poderá agravar a seca no Estado. Segundo o relatório atualizado da Defesa Civil do RS, 155 municípios já estão com situação de emergência.
Nesta terça-feira (24), choveu 0,6mm, em Santa Rosa, no Noroeste. Na quarta-feira (25), o volume médio deve ser de 8 mm em cidades como Uruguaiana, Itaqui e Quaraí, na Fronteira Oeste. Já na quinta-feira (26), os acumulados devem ser um pouco mais elevados: cerca de 12 mm.
Fonte Gaúcha ZH