Pico da onda de calor que atinge o RS ocorre nesta sexta-feira; máxima pode superar os 40ºC em algumas cidades

A sexta-feira (9) será o dia mais quente da semana, com temperaturas passando de 40°C em algumas cidades (veja a lista abaixo), segundo a Climatempo. O Rio Grande do Sul passa por uma onda de calor intenso e também de umidade relativa do ar baixa. O tempo ficará firme, sem chuva, na maior parte do Estado. No entanto, há previsão de pancadas fortes e isoladas na Campanha, na Fronteira Oeste, na Região Central e no Noroeste, as informações são de GZH.

Em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, é esperada a temperatura mínima do RS: 14°C. Em Porto Alegre, os termômetros ficam entre 20°C e 38°C.

A umidade relativa do ar deve ficar abaixo do recomendado – que é de 40% – em todo o RS. Na Fronteira Oeste, no Sul e na Região Central, a previsão é de que os níveis fiquem ainda mais críticos: menos de 20%. São indicados cuidados para que a condição climática não prejudique a saúde.

Cidades que registrarão as maiores temperaturas nesta sexta-feira (9):

Pirapó, no Noroeste: 41°C
Porto Mauá, no Noroeste: 41°C
Porto Lucena, no Noroeste: 42°C
PortoVera Cruz, no Noroeste: 41°C
Porto Xavier, no Noroeste: 42°C
Quevedos, na Região Central: 41°C
São Borja, na Fronteira Oeste: 41°C
São Nicolau, nas Missões: 41°C
Santa Rosa, no Noroeste: 41°C
Uruguaiana, na Fronteira Oeste: 41°C

No sábado (10), o dia inicia chuvoso na Fronteira Oeste e na campanha gaúcha. Nas demais áreas, o amanhecer terá tempo firme, porém, há previsão de chuva a partir da tarde em todo o território gaúcho.

Para o domingo (11), a Climatempo prevê chuva moderada para quase todo o Rio Grande do Sul. Apenas no sul gaúcho o tempo começa a firmar. As temperaturas não serão tão altas quanto às registradas nos dias anteriores, mas a sensação de abafamento predominará.

Sair da versão mobile