Palestra aborda a prevenção ao uso de drogas em Veranópolis
Na noite de terça-feira, dia 13 de dezembro, aconteceu a Palestra Magna do Projeto Afirmação da Vida – Prevenção ao uso de drogas. A ação, realizada na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa, foi conduzida pela Psicóloga Iria Cichelero. A profissional possui especialização em Dependência Química, em Avaliação Psicológica e, em Neuropsicologia Clínica, além de ser Mestranda em Saúde Mental e Transtornos Aditivos.
Iria Cichelero abordou o funcionamento do cérebro, sobre como o uso de entorpecentes pode prejudicar seu desenvolvimento e afetar para sempre sua capacidade. Reiterou que a prevenção ao uso de drogas, deve acontecer desde a gravidez, sempre estando atento ao desenvolvimento saudável das crianças e os possíveis fatores de risco. “Ao investir no desenvolvimento seguro e saudável das crianças e adolescentes, estamos investindo no envelhecimento seguro e saudável de todos nós” reforça a psicóloga.
Foram citados também, os fatores de risco e de proteção, os padrões internacionais de prevenção, além do papel fundamental da família, já que o afeto dos pais, leva à prevenção do uso de substâncias. O distanciamento emocional dos pais e a pressão dos colegas, aumentam as chances de uso de drogas.
A psicóloga finalizou abordando a importância de ouvir, reforçando que a prevenção ao uso de drogas passa pelo cuidado, autoconhecimento, convivência, diálogo e amor. “Não ouça julgando, simplesmente ouça. Não ouça comparando, simplesmente ouça. Não ouça se antecipando à resposta, respire e ouça.” (Hugo Monteiro Ferreira)
A realização da campanha “Não seja o próximo alvo” é da Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, juntamente com os Conselhos COMDICA e COMAD, com apoio das empresas Oleoplan e Ceran.
Palestra pode ser assistida na íntegra
A palestra teve transmissão ao vivo pelas redes socias da Prefeitura de Veranópolis e pelos canais da Studio TV, assista na íntegra: