Mais de 200 pessoas relataram sintomas de alucinação após consumirem um lote de espinafre contaminado que provocou um alerta de saúde na Austrália. 60 dos afetados precisaram procurar atendimento médico, segundo levantamento do canal de notícias local 6 News divulgado nesta segunda-feira, 19. Diante do número de casos, o produto da Riviera Farms vendido na Costco foi recolhido.
Uma das vítimas da contaminação, Sajju Dangol, disse que todos os membros de sua família se sentiram mal depois de comer o espinafre. “A consistência, a aparência, a sensação, tudo era normal, nada diferente, nada fora do comum”, disse Dangol. Na sexta-feira, A porta-voz Susan Pearce, da regional sanitária de New South Wales, uma das regiões mais afetadas, disse que os pacotes do espinafre com data de validade de 16 de dezembro tinham um contaminante acidental, e acrescentou que o produto causou “sintomas bastante graves” em várias crianças, mas a equipe do departamento de emergência de saúde da região conseguiu rastrear os casos até o espinafre contaminado e rapidamente emitir um alerta para o público.
Em nota, a Riviera Farms aconselhou os clientes a devolverem o espinafre, o mesmo pedido foi feito aos supermercados. O serviço de saúde da Austrália divulgou a lista de sintomas relacionados ao consumo do espinafre contaminado: delírio ou confusão, alucinações, pupilas dilatadas, batimentos cardíacos acelerados, rosto corado, visão turva, boca e pele secas e febre.