O governo do Rio Grande do Sul afirma que cerca de 70 mil pessoas podem perder o benefício do Devolve ICMS se não retirarem o cartão até 15 de dezembro. Nesta data, o primeiro ciclo do programa fecha um ano. Caso os atendidos não retirem os valores que têm direito, o dinheiro volta para os cofres do estado. “É um numero bastante elevado, mas a gente está tentando fazer com que o máximo de pessoas se desloque até o local de entrega até o proximo dia 15 de dezembro agora e façam a retirada do cartão”, diz o coordenador do programa, Arielson Alonso.
O Devolve ICMS é um programa de devolução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para famílias de baixa renda. O governo destina quatro parcelas de R$ 100 a pessoas inscritas no CadÚnico que recebem o Bolsa Família ou Auxílio Brasil ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio.
Ao todo, cerca de 200 mil pessoas ainda podem retirar o cartão, sendo que a maioria ainda não perderá o benefício com o fim do primeiro ciclo.
A entrega é feita pelo Banrisul nas agências do Banrisul da sua cidade ou em outro local indicado pelo banco. A lista dos locais em cada cidade está disponível neste site. Para retirar o cartão, é necessário apresentar documento com foto, informando CPF ou RG do titular.