Copa do Mundo no Catar contou com a presença de moradores de Veranópolis na torcida pela Seleção Brasileira
Andrei Bergamin e Ana Paula de Abreu assistiram o jogo entre o Brasil e Suíça e o confronto entre Espanha e Alemanha
A Copa do Mundo 2022 está mobilizando grande parte da população brasileira, entretanto, grandes emoções, sem dúvidas, estão sendo vividas nos estádios do Catar. Um casal de moradores de Veranópolis, pôde sentir essa energia nos últimos dias. Andrei Bergamin e Ana Paula de Abreu, viajaram na última sexta-feira (25), em um voo lotado de brasileiros, para o Catar.
O primeiro jogo que eles acompanharam foi no domingo (27), entre Espanha e Alemanha, partida que terminou empatada, por 1 a 1. Andrei conta que foi um ótimo jogo, muito técnico. Eles vivenciaram pela primeira vez partidas em uma Copa do Mundo e puderam também, acompanhar o jogo da última segunda-feira (28) entre Brasil e Suíça, com vitória da nossa Seleção por 1 a 0.
“A energia é a melhor possível, contagiante. Pessoas do mundo inteiro que torcem pelo Brasil, muitas querendo tirar foto conosco, falando de Ronaldo, Neymar, Rivaldo, Ronaldinho, amam o futebol brasileiro. Os estádios são maravilhosos, a preparação para a partida emocionante, interação com a torcida, respeito entre as torcidas. Muito bacana!”, relata.
Foi um jogo marcante, que garantiu a classificação nas Oitavas de Final. Andrei conta que todos vibraram muito com o gol de Vinícius Junior que foi anulado, em suas palavras: “foi um banho de água fria”.
“O gol estava demorando para sair, ansiedade, mas aí veio o golaço do Casemiro e o estádio explodiu de alegria, classificação para as oitavas garantida e alívio, até pra não ficarmos com a sensação de pé frio (risos)”, destaca.
A estrutura do Catar para a Copa do Mundo superou as expectativas. Segundo eles, os estádios são belíssimos, limpos, organizados e acessíveis. O país é seguro e foi vista muita alegria nas ruas. Eles encontraram diversos gaúchos e a maioria deles, gremistas.
“No dia do jogo Brasil e Suíça fomos de metrô até o estádio. Foi loucura, brinquei com meus amigos que achávamos que seríamos presos (risos), mas muito pelo contrário, o próprio povo do Catar e os seguranças entravam na nossa festa. Foi uma experiência fantástica e inesquecível”.
Características do Catar
Ao visitar o Catar, Andrei e Ana se encantaram com as construções modernas, ambiente planejado e organizado. Segundo eles, população é muito receptiva, principalmente com os brasileiros. Em relação à religião, não foi observado nenhum extremismo.
As temperaturas são altas, no verão chega a quase 50 graus, mas nessa época que é inverno, durante o dia fica em torno de 30 graus. Conforme Andrei, na maioria dos locais tem ar-condicionado, inclusive em algumas áreas externas.
O metrô é moderno, climatizado e gratuito, assim como os ônibus. Andrei pode observar também que muitas pessoas que trabalham no Catar vêm da Índia, Sri Lanka e outros países asiáticos mais pobres
Sobre a gastronomia, eles afirmam que a comida de lá é muito famosa pela mistura de especiarias, muito temperada. Outras características importantes envolvem o fuso horário que é de 6 horas a mais do que do Brasil. A moeda utilizada é o Rial Catariano, que equivale a cerca de R$ 1,50. A maioria das pessoas falam inglês.
Além de assistir aos jogos, Andrei e Ana afirmam que fizeram um passeio no deserto e também em um resort no Golfo Pérsico.
“A nossa experiência foi curta, mas fantástica. Recomendamos o país para quem quiser conhecer. É muito perto de Dubai também, Cerca de 6 horas de carro para quem quiser se aventurar pelo deserto” conclui Andrei, que junto com sua esposa, retorna a Veranópolis nesta quinta-feira (01).
*Colaboração de Nato Sangali na produção da reportagem.
**Material apurado e editado pela equipe de reportagem da Studio, ao uso parcial ou total do material, créditos devem ser citados. A não citação de crédito poderá ocorrer em citação processual.