CNH gratuito? A partir de 2023 documento poderá ser feito sem custo; veja quem terá direito

Os cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) poderão ganhar um novo benefício em 2023. Com a criação do Programa CNH Social Nacional, eles poderão conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça. O programa foi proposto pela Projeto de Lei 3904/19 e está em tramitação em Brasília.

Dessa forma, caso aprovado, a CNH Social passará a ser um programa do Governo Federal, ofertando gratuitamente a carteira de motorista para diversos brasileiros que não possuem condições de arcar com o processo. Com o projeto, todas as etapas do processo de habilitação, incluindo os custos com autoescola e demais encargos, serão custeados pelo programa.

Sendo assim, os candidatos não precisarão arcar com nenhum custo para tirar o documento. Contudo, haverão algumas regras específicas para conseguir usufruir do novo programa. Veja quais são.

Quem poderá ter CNH Social?

Caso a proposta seja aprovada, a CNH Social será custeada pelo governo federal, sendo disponibilizada para a população brasileira de baixa renda inscrita no CadÚnico. Para ter direito ao programa, é necessário que os participantes tenham renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636 mensais), além de estarem desempregados há mais de um ano.

No entanto, o projeto aguarda sua análise pela Câmara dos Deputados. De acordo com a Câmara, projetos semelhantes estão anexados ao projeto mais antigo. Dessa forma, caso um desses projetos sejam aprovados pelo Senado, ele encabeçará a lista, tendo prioridade sobre os dispostos na Câmara.

Ao aprovar mais de um projeto apensado, o relator faz um substitutivo ao projeto original, podendo também recomendar a aprovação de um projeto anexado e rejeitar os demais. Por fim, todas as propostas estão no aguardo de votação no Plenário, dependendo exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados.

Leia também:  Obra da ciclovia da Buarque de Macedo entra em fase final em Nova Prata

(Informaçõs Edital Concursos)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo