Análise de sangue e urina podem detectar câncer em fase inicial, diz estudo

A análise de amostras de urina e sangue podem detectar a presença de 14 tipos de câncer, mesmo em estágios iniciais, de acordo com um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS).

A descoberta é importante, pois a detecção precoce de vários tipo de câncer através de um único teste ajudaria a reduzir a mortalidade pela doença, que geralmente está associada ao diagnóstico em estágio avançado.

O estudo examinou os glicosaminoglicanos livres presentes na urina e no plasma, e descobriu que eles poderiam servir para apontar a presença de câncer, inclusive no estágio 1 da doença. A análise também permite prever a localização dos tumores com uma precisão de 89%.

No entanto, algumas limitações foram encontradas, como uma sensibilidade de apenas 10% na detecção de câncer em estágio 1 nos estudos de validação da pesquisa, e a impossibilidade de detectar tipos específicos da doença, como tumores no cérebro, no sistema reprodutivo ou urinário.

Mesmo assim, a descoberta é importante para acelerar a implementação do diagnóstico precoce de vários tipos de câncer.

Informações CNN.

Leia também:  MPT confirma 436 casos de Covid-19 em frigorífico de Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo