A segunda-feira (21) iniciou com instabilidades atuando entre a Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, devido à influência de uma área de baixa pressão, aliada a formação de uma frente fria. No decorrer da manhã, o tempo semantém instável nessas regiões, com chuvas fracas a moderadas.
Por causa da possibilidade da ocorrência de temporais isolados, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul. A advertência laranja de tempestade foi publicada na manhã desta segunda-feira e é válida para todo o Estado. A vigência se encerra as 23h59 desta segunda.
Conforme o INMET, há possibilidade de chuvas intensas, com vento e queda pontual de granizo. O órgão solicita que as pessoas tomem cuidado redobrado em caso de temporais, evitando ficar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.