Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram geada e frio abaixo de zero em novembro

Temperatura abaixo de zero e geada marcaram o amanhecer deste feriado de finados com muito frio para esta época do ano no Sul do Brasil. Estações meteorológicas anotaram marcas negativas tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina e os campos amanheceram com gelo da geada em diversas localidades, especialmente em municípios de maior altitude que em pleno novembro e a menos de um mês do começo do verão climático tiveram paisagens de junho e julho.

As cenas hoje cedo no município catarinense de São Joaquim repetiam as paisagens do auge do inverno com geada muito forte em vales e baixadas da localidade serrana com verdadeiros cartões postais de frio dignos dos meses mais frios do ano. A temperatura na estação instalada na área conhecida como Caminhos da Neve, em São Joaquim, desceu a 2,2ºC abaixo de zero no começo do dia, o que foi suficiente para congelar a água.

A temperatura caiu abaixo de zero no final da madrugada e ao amanhecer de hoje ainda em outras localidades do Planalto Sul Catarinense. Estações oficiais da Epagri/Ciram e mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas de -1,5ºC em Bom Jardim da Serra, -1,4ºC em Urupema, -0,6ºC em Urubici e -0,4ºC no município de Painel.

Grande parte do Meio-Oeste catarinense teve entre 3ºC e 5ºC enquanto no Oeste as marcas mínimas variaram entre 3ºC e 5ºC na maioria das localidades. Os termômetros, por exemplo, acusaram mínimas de 1,4ºC em Caçador, 1,6ºC em Curitibanos, 1,8ºC em Campos Novos, 3,4ºC em Joaçaba e 4,3ºC em Xanxerê.

Informações Metsul.

Leia também:  Massa de ar frio vai derrubar a temperatura e trazer geada

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo