Ordem de início para projeto de recuperação da ponte sobre o Rio das Antas, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, deverá ser assinada nos próximos dias
A previsão de início das obras é para o segundo semestre de 2023
As obras de recuperação da ponte Ernesto Dornelles, na BR-470, sobre o Rio das Antas, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, estão perto de iniciar. A estrutura, que completou 70 anos em agosto, apresenta desgaste e tem limitação de peso, impedindo o tráfego de veículos mais pesados, como um caminhão bitrem.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informou nessa terça-feira (29) à reportagem da Studio, que a ordem de início para elaboração do projeto executivo da obra, deve sair no início deste mês de dezembro.
O DNIT informa também, que o prazo para a conclusão da etapa que envolve o projeto, é de seis meses. A partir da aprovação, as obras poderão ser executadas, tendo mais seis meses para serem finalizadas. De acordo com a autarquia, o valor do investimento é de R$ 9,7 milhões.
Com a contratação da empresa pernambucana Jatobeton Engenharia, a autarquia prevê a reabilitação da ponte, desenvolvendo todas as ações para que a estrutura volte a operar, sem restrição de capacidade de carga. Segundo o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, a licitação incluiu o projeto e a obra.
“A empresa terá seis meses para executar e depois mais um período para realizar as obras de acordo com o projeto. A partir do segundo semestre do ano que vem, acredito que teremos a obra da ponte em atividade”, explica De Carli.
Depois de concluída, a ponte terá condições de absorver uma tonelagem maior e o prefeito salienta que a iluminação será restaurada, já que o local é um atrativo turístico. A ponte Ernesto Dornelles, foi inaugurada em 31 de agosto de 1952. Com 277 metros de extensão, era considerada na época a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos.
A ponte apresenta problemas em sua estrutura há alguns anos. Desde 2015 são identificados sinais de impacto no concreto em uma das cabeceiras e oxidação da estrutura. Em 2016, quando a estrutura ainda estava sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), foram implantadas escoras de madeira junto à cabeceira do lado de Veranópolis. Atualmente, a passagem está limitada a veículos com peso bruto total (PBT) de até 45 toneladas; a restrição já foi de 36 toneladas.
A ponte está desenhada no logotipo do DAER, responsável pela construção. Desde 2019, a ponte está sob responsabilidade do DNIT.