Mesmo sem alterações nas alíquotas, IPVA 2023 deve ser mais caro

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) ressalta a manutenção das alíquotas do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Os índices para 2023 se mentem iguais aos de 2022. Ou seja, de 3% sobre o valor de mercado de automóveis de passeio e camionetes; 2% para motocicletas; e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetes para locação. Porém, mesmo com a estabilidade, o valor dos boletos devem ser maiores.

O delegado da 3ª Delegacia da Receita Estadual (DRE), Magno Friedrich, explica o motivo do aumento que será notado pelos proprietários de veículos. Devido à valorização dos carros, que acontece desde 2020. A Tabela Fipe será o principal fator que vai influenciar o IPVA deste ano.

Friedrich explica que a variação da Fipe foi muito influenciada pela falta de peças e novos veículos no mercado. Sendo assim, os carros ou similares usados foram valorizados pelo mercado, refletindo na Fipe e, consequentemente, no IPVA.

O calendário para pagamento do IPVA ainda não foi divulgado pela Receita Estadual. As datas serão liberadas após a carga das informações nos sistemas de informação que realizam o cálculo do IPVA.

Informações Rádio Caxias.

Sair da versão mobile