Defensora da causa animal é flagrada agredindo cachorros a tijoladas no RS

A Prefeitura de Arambaré denunciou uma mulher por maus-tratos contra cinco cães que estão sob tutela do município. O fato foi relatado pelo governo municipal por meio de nota compartilhada em sua página oficial no Facebook nessa terça-feira (29). A suspeita, de acordo com o poder público, faz parte da diretoria da Associação dos Amigos dos Animais de Arambaré e se diz ligada à proteção animal. 

Conforme o comunicado, a mulher atacou os animais a tijoladas no final da manhã do último domingo (27). Os cães foram resgatados de situação de maus-tratos ou de rua após serem abandonados por não se adaptaram em lares adotivos e vivem sob os cuidados de servidores municipais em um pátio ao lado da Vigilância Sanitária. Todos os animais são vacinados, já foram castrados e recebem tratamento adequado, segundo a prefeitura.

A suspeita foi identificada pelas câmeras de monitoramento do local. Em publicações nas redes sociais, servidores da associação e outras pessoas da comunidade defenderam que as agressões aconteceram devido a um suposto ataque dos animais a um outro cão comunitário, depois que os cachorros se soltaram do pátio onde vivem.

A prefeitura frisou que os animais são mantidos presos e que não há registros de negligência por parte de nenhum servidor e procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Camaquã para formalizar denúncia. O Executivo municipal também destacou o compromisso com a causa animal nos últimos anos. 

A pena para o crime de maus-tratos a animais varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da tutela do pet. A sentença é aumentada de um sexto a um terço, em casos de morte do animal. Denúncias anônimas podem ser comunicadas às autoridades policiais através do 197 da Polícia Civil ou 190 da Brigada Militar.

Leia também:  Brigada Militar resgata um Macaco-prego em Nonoai

Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Arambaré:

“O Município de Arambaré tem a tutela de 5 cachorros, animais estes retirados de lares por maus tratos ou da rua após serem abandonados e que não se adaptaram em lares após adoção, os mesmos ficam no pátio do Município, sob cuidado de servidores, já foram castrados, são vacinados, recebem tratamento adequado.

Neste domingo (27) por volta das 11:30 da manhã os cães que estavam presos em suas baias foram  por uma pessoa que foi identificada através das câmeras de monitoramento da repartição pública, a mesma se diz protetora de animais e é membro da diretoria Associação dos Amigos dos Animais do Município de Arambaré.

As agressões praticadas pela protetora aos cães, segundo relato de servidores e declarações em rede social (Facebook), foi um suposto ataque dos cães a outro cão, um comunitário, ocorrido após os mesmos se soltarem do pátio onde vivem. Os animais são mantidos presos e não são soltos por desídia de nenhum servidor ou por falta de cautela conforme fomentado em rede social.

O Poder Executivo, desde 2021 vem aumentando os recursos investidos junto a causa animal com castração gratuita de animais, recolhimento e acolhimento de animais soltos e sob maus tratos, distribuição/medicação de fármacos para controle de zoonoses e aguarda emenda parlamentar que irá aumentar o número de animais atendidos.

O poder executivo registrou ocorrência policial sobre as agressões e não irá tolerar nenhum tipo de crueldade contra os animais procurando sempre os meios legais para resolução das demandas.”

Informações Blog do Juares.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo