Cartunista brasileira acusa série “1899” da Netflix de copiar quadrinho de sua autoria
A cartunista brasileira Mary Cagnin afirmou em uma rede social que a série 1899, lançada na última quinta-feira (17) pela Netflix, é idêntica ao seu quadrinho Black Silence, publicado em 2016, as informações são de GZH.
“Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas”, escreveu a quadrinista no Twitter.
Mary trouxe ainda na rede social a hipótese de que sua obra teria sido plagiada depois da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017, quando distribuiu exemplares para editores e outros profissionais da área.
A série 1899 é de mistério, dos mesmos criadores de Dark, e se passa em um navio de imigrantes a caminho de Nova York. Já a Black Silence é ficção científica e conta a história de uma equipe de astronautas convocada para fazer reconhecimento de um planeta que pode ser a única chance de sobrevivência dos seres humanos.