No começo da noite de quarta-feira, 16 de novembro, por volta das 18h40, a Brigada Militar de Gramado atendeu uma ocorrência de briga de trânsito, onde as partes chegaram até o quartel da Corporação, na Rua João Correa.
O condutor do veículo GM Celta, de 27 anos, relatou que estava em seu carro e que após uma discussão de trânsito foi perseguido pelo autor, que estava em seu veículo Chevrolet Equinox.
O condutor do Equinox, de 51 anos, estava visivelmente embriagado e a todo tempo resistindo as ordens emanadas pelos Policiais Militares, que tentavam realizar a abordagem e resolver o desentendimento.
Foi oferecido teste do etilômetro ao acusado que se recusou. Foi dado voz de prisão ao motorista que seguiu resistindo, também xingando a guarnição com palavras de calão. O autor afirmou que conhecia muitas pessoas importantes e chegou a ameaçar os Policiais Militares relatando que eles estavam “ferrados”. Ainda se identificou como capitão do Exército, fato esse desmentido por seus familiares.
O autor foi conduzido ao Hospital onde o médico atestou a embriaguez de aravés de exame clínico. Ele foi preso e conduzido a delegacia.