Nos próximos dias ocorrem duas datas que já se consolidaram como “alavanca de vendas” para o comércio, em especial o on-line: a Black Friday (25/11) e a Cyber Monday (28/11). Para medir a disposição de compra dos consumidores nestes dois períodos e, por consequência, o potencial de negócios para o comércio, a Adsmovil, adtech colombiana pioneira em inovação para publicidade digital na América Latina, divulga uma pesquisa on-line inédita realizada pela Digital Turbine.
Principais resultados:
- 77% dos consumidores brasileiros afirmam que “provavelmente” ou “muito provavelmente” realizarão compras na Black Friday;
- 71% dos entrevistados dizem que “provavelmente” ou “muito provavelmente” efetuarão compras na Cyber Monday;
- 51% dos consumidores revelaram que descobrem ofertas de Black Friday e Cyber Monday por meio de anúncios on-line em aplicativos;
- 72% indicam que comprarão roupas neste ano, e outros 70% farão aquisições de eletrônicos;
- 55% dos entrevistados admitem que comprarão produtos depois de ver o anúncio;
- 70% preferem realizar a compra por meio de dispositivos móveis por considerá-los mais rápidos.
Dispositivos mais utilizados para compra:
- 74% dos consumidores preferem utilizar apenas os seus smartphones para fazer compras on-line;
- 49% dos entrevistados dizem que usam os celulares pelo menos uma vez por semana para fazer compras on-line;
- 61% dos participantes preferem efetuar compras on-line em aplicativos.
O estudo perguntou também como os anúncios para celular, que os consumidores veem durante a Black Friday e a Cyber Monday, afetam a decisão de compra:
- 80% dos entrevistados afirmaram que preferem os formatos de anúncios em vídeo, e 49% disseram que têm preferência por anúncios em áudio;
- 47% admitem que a decisão é fortemente influenciada por anúncios;
- 31% dizem que a decisão de compra é pouco influenciada por anúncios.
O estudo foi realizado no terceiro trimestre, de forma on-line, com cerca de cem pessoas em todo o Brasil, sendo 58% mulheres e 42% homens.