Veranópolis Esporte Clube aguarda inscrição de nova diretoria a fim de manter as atividades

O Veranópolis Esporte Clube passa por um momento de indefinição. No “Edital de Convocação” realizado nessa segunda-feira (17), no centro de treinamento do VEC, na Palugana, não houve nenhuma inscrição de chapa para formação de diretoria.

Os atuais presidentes, Vilson Roncato, Gilberto Generosi, Darlan da Silva Conceição e Volcir Pasuch, juntamente com o presidente do Conselho Deliberativo, Gilnei Fávero, reforçaram que não irão concorrer à reeleição.

O mandato da atual gestão foi finalizado e o clube será entregue sem nenhuma ação judicial e sem dívidas. Agora, o Veranópolis aguarda que uma nova diretoria seja formada. Segundo o Executivo de Futebol, Fininho Kufner, não existe prazo para inscrição de novas chapas e caso não surgir ninguém, o clube fica fechado.

O prefeito Waldemar De Carli, ex-presidente do clube e membro do Conselho Deliberativo, afirmou durante a reunião que espera que interessados se apresentem até o final deste ano. Caso ninguém manifeste interesse, De Carli destaca que a partir do próximo ano, o clube será oferecido a investidores/empresários, a fim de manter as atividades.

Vale destacar que caso o VEC não jogue a Série A2 em 2023, automaticamente cai para a terceira divisão gaúcha. De acordo com Fininho, a princípio, a competição será no mesmo período desse ano, com início dos treinos em fevereiro. No entanto, os clubes negociam com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para que a competição volte a ocorrer no segundo semestre.

Agradecimentos

Os presidentes Gilberto Generosi e Vilson Roncato, tem longa trajetória no clube, de mais de 20 anos. Eles afirmam que esse ciclo encerrou. Segundo Generosi, o clube precisa de pessoas novas.

“Não tem mais como ficarmos. A única coisa que gostaríamos é ter deixado o VEC na primeira divisão, onde estava quando iniciamos. Em 2019 caímos, em 2020, com dinheiro em caixa e também da FGF, pretendíamos subir, mas veio a pandemia, o campeonato não terminou e mesmo assim as despesas precisaram ser pagas. Em 2021 e 2022, com poucos recursos fizemos boas campanhas, chegando até os matas”, afirma.

Por fim, Generosi destaca que deve muito ao Veranópolis, foram muitas amizades, além do desenvolvimento pessoal. Durante a reunião, agradeceu Waldemar De Carli por tê-lo convidado a participar do clube há duas décadas atrás.

Roncato também afirma que o ciclo chegou ao fim.

“Fizemos um trabalho muito bom nesse período e com muitas conquistas, graças a quem esteve conosco se dedicando e dando seu melhor. Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram parte, ao poder público, Câmara de Vereadores, imprensa, que sempre foi torcedora do Veranópolis, e também a toda população, que ajudou como pôde, bem como às empresas patrocinadoras. Faço um agradecimento especial à minha família, Felype e Salete, que estiveram junto comigo, me apoiando em todas as decisões relativas ao VEC”, afirma.

Ele também deixa um importante agradecimento a Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol durante 16 anos. Segundo Roncato, “o conhecido Chico mudou o cenário do futebol gaúcho, dando condições para que os clubes pudessem se reestruturar, sendo vistos nacionalmente com outros olhos”.

Clube luta para voltar à primeira divisão

O clube foi fundado em 15 de janeiro de 1992, a partir da união de dois clubes semiprofissionais de Veranópolis, o Clube Atlético Veranense e o Grêmio Esportivo e Cultural Dalban. O seu símbolo foi construído a partir das cores de cada clube, além de incluir uma cor da bandeira do município, tornando-se assim, um dos poucos times pentacolores.

O clube competiu à segunda divisão em 92 e 93, ano que foi campeão e subiu para a primeira divisão do campeonato gaúcho sob o comando do técnico Tite. Em 1997, 1998 e 1999, o Pentacolor foi semifinalista do Gauchão, onde foi eliminado duas vezes pelo Internacional e uma pelo Grêmio.

Em 2007, foi mais uma vez semifinalista e derrotado pelo Juventude. Ano em que também competiu na Copa do Brasil, confrontando com o Cruzeiro de Belo Horizonte. Em 2012, o VEC conquistou o título de Campeão do Interior. Desde 2020, o Pentacolor disputa a Série A2/Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.

Sair da versão mobile