Veranópolis e Vila Flores celebram a Investidura dos novos ministros e renovação dos atuais

Após encontros de formação 68 ministros da Eucaristia, da Palavra, da Esperança e das Exéquias, participaram da Celebração da Investidura em Veranópolis. Ela foi realizada na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga no dia 29 de setembro e celebrada pelo Bispo Dom José Gislon, com os concelebrantes: pároco Frei Miguel Debiasi, Frei Doraci Tartari, Frei Antoninho Pasqualon, Frei Arlindo Batistel e Frei Ivo Zoraski, pároco de Vila Flores.

Neste dia, eles receberam as caracterizações: as roupas litúrgicas, a palavra de Deus de modo solene e a chave do sacrário. Participaram pessoas de Veranópolis e Vila Flores, sendo que muitos fizeram a formação para tornarem-se ministros e outros, realizaram o curso de reciclagem. Segundo Debiasi, os encontros que foram realizados em 15 noites, no Recanto Medianeira e abordaram aspectos históricos, bíblicos, litúrgicos e pastorais.

Para tornar-se ministro da Eucaristia é preciso ter mais de 25 anos. Em Veranópolis, atualmente são cerca de 120, divididos nas mais de 40 comunidades. O pároco salienta que a Paróquia São Luiz Gonzaga busca retomar as celebrações em todas as comunidades, por isso, essa formação foi muito importante. Após a pandemia, perdeu-se diversos ministros, alguns devido ao falecimento e outros, que por conta da idade, deixaram a função.

Sair da versão mobile