Robô realiza inspeção em túnel da Usina Hidrelétrica Monte Claro

Uma conquista inédita no setor elétrico em todo o mundo: pela primeira vez, um robô subaquático não tripulado executou o mapeamento de um túnel inundado. A façanha foi realizada em um túnel de adução da Usina Hidrelétrica Monte Claro, na cidade gaúcha de Veranópolis. Um trecho com 1.145 metros foi percorrido pelo VITA 2 (Veículo de Inspeção de Túneis de Adução) de forma autônoma.

O sucesso da experiência é o principal resultado do projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) “Sistema autônomo de inspeção de túneis de adução”, desenvolvido por pesquisadores do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em parceria com a CPFL Geração, Fundação Casimiro Montenegro Filho, e financiado com recursos da CERAN (Companhia Energética Rio das Antas), Enercan (Campos Novos Energia S/A) e Foz do Chapecó Energia.

Entre os dias 19 e 23 de setembro, os pesquisadores concluíram os testes finais do VITA 2, desenvolvido ao longo de quatro anos para fazer, sem piloto ou cabeamento, a inspeção de túneis de adução ou estruturas civis submersas por meio de veículo autônomo adaptado com sensores e software para mapeamento e reconstrução em 3D. A travessia é inédita no Brasil e no mundo, e coloca as instituições participantes na vanguarda da inovação tecnológica.

Benefícios

Inspeções em túneis submersos são muito complexas e, em alguns casos, até inviáveis. O maior benefício do VITA 2 é que o trabalho pode ser realizado sem necessidade de esvaziar o túnel, além de reduzir tempo, riscos e custos da operação. No modelo tradicional, vale destacar, esse tipo de inspeção é feita por meio de ensecamento, exige longo tempo de execução, riscos de interrupção e possíveis danos à estrutura e ao meio ambiente.

Com investimento próximo a R$ 5 milhões, o projeto de P&D também desenvolveu o VITA 1, equipamento que será utilizado em inspeções de menor complexidade, como na verificação das grades de tomada d´água, estrutura responsável pela captação da água do reservatório para geração de energia.

Sair da versão mobile