Mulheres podem fazer reconstrução da mama pelo SUS

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. No Brasil, há estimativa de mais de 66 mil novos casos diagnosticados este ano. As mulheres que enfrentam a doença e precisam retirar a mama têm direito de fazer a reconstrução pelo SUS, mas muitas não conseguem.

A empresária Madalena Santos tem uma loja de lingerie, e sempre quis ajudar as mulheres que enfrentam o câncer de mama. “Depois do procedimento que foi realizado, elas não têm um sutiã. Bom, que dê um abraço, naquela ferida que está ali”, afirmou. Em parceria com a Sociedade de Mastologia de São Paulo, os sutiãs da Madalena passaram a ser doados a pacientes do SUS — uma forma de resgatar a auto-estima de mulheres, como a Dona Maria. Ela deixou o Piauí após receber o diagnóstico da doença. “Vão fazer sete meses que eu estou aqui, e já vou fazer a minha cirurgia”, disse.

Segundo os especialistas, 70% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama precisam fazer cirurgia de reconstrução. O principal motivo seria o diagnóstico tardio: muitas mulheres descobrem o tumor já em estágio avançado.

Em 2021, apenas 17% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram o exame de mamografia. “Você acha um câncer de mama hoje e, pela lei, [a mulher] tem 60 dias para receber o primeiro tratamento. Aí, ou não tem mastologista, ou não tem vaga no centro cirúrgico, leito para internar ou prótese”, afirmou.

Informações SBT.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo