Massa de ar polar inicia trajetória para o Estado e chega a região na próxima segunda

Anunciada há alguns dias pela meteorologia nacional, uma massa de ar polar rara para esta época do ano iniciou ontem (27) sua trajetória para o Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, que é uma referência nacional em previsão do tempo, os modelos numéricos de previsão indicam que algumas áreas no Centro da América do Sul podem ter a temperatura mais abaixo da média em todo o mundo no primeiro dia do mês de novembro. Por isso, a MetSul destaca que os dados sinalizam uma massa de ar com características de junho e julho em pleno novembro. A massa de ar frio atingirá estados do Centro e do Sul do Brasil, além da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, vinda da Antártida.

Em entrevista na Uirapuru, o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa, Aldemir Pasinato, explicou que a passagem de uma frente fria vai anteceder o frio, ainda no domingo, trazendo mais chuvas para a cidade e região. Após esta passagem, na segunda-feira (31), o ar polar chega. O final da segunda-feira será com 8ºC de temperatura em Passo Fundo. O ar polar ganhará força então na terça-feira (1), fazendo as mínimas caírem para em torno de 5ºC na região. Pasinato destaca, porém, que isso já aconteceu nesta época do ano no passado, mas trata-se sim de algo atípico.

O frio em si não preocupa a agricultura, mas sim a possibilidade de geada. No momento o indicativo é de que as chances de geada se concentram na quarta-feira (2) na região. Pasinato finaliza destacando que, após isso, na quinta-feira (3), as temperaturas entrarão em elevação gradativamente, porém ainda com manhãs um pouco frias. No que diz respeito às chuvas, até o momento Passo Fundo registrou 147 milímetros, o que corresponde 62% da media para o mês na cidade, que é de 239 milímetros.

Sair da versão mobile