Geada fora de época pode prejudicar lavouras no Estado, avalia engenheira agrônoma

A previsão do tempo aponta para a próxima semana uma mudança brusca de temperatura. A chegada de uma frente fria fora de época pode fazer com que as temperaturas fiquem próximas de zero graus. Em algumas regiões do Estado existe a possibilidade de geada e até neve entre os dias 1 e 3 de novembro.

Conforme a Engenheira Agrônoma do Escritório Municipal da Emater, Joana Hanauer, esse frio fora de época é causado pelo fenômeno La Niña, que está atuando no Rio Grande do Sul, e provoca essas quedas na temperatura de maneira tardia.

Joana explica que a preocupação é com o trigo, pois as lavouras estão desuniformes neste ano. Em alguns lugares o trigo já está em fase de colheita, mas em outros ainda está no processo de enchimento de grão e maturação. Nesses locais, caso venha a ocorrer geada na semana que vem, pode acabar afetando a qualidade do cereal, impactando no valor final do produto, causando prejuízos aos produtores.

No entanto, a engenheira agrônoma ressalta que a maioria das lavouras gaúchas já passaram desta fase. Em caso de temperatura baixa, sem a formação de geada, isso não impacta na cultivar. O trigo se dá bem com o frio, o que impactaria de fato seria o gelo. Outra preocupação dos produtores também é o milho. Em algumas regiões do estado, os produtores já iniciaram o plantio. Nestes casos, a geada fora de época poderia afetar o desenvolvimento das plantas.

Fonte Rádio Uirapuru

Sair da versão mobile