Desafio do TikTok resulta em acidente de carro com 4 jovens mortos nos EUA
Mais um desafio do TikTok terminou em uma tragédia. Estamos falando do “Desafio da Kia” que aumentou o roubo de carros da Kia e Hyundai em 767% na região de Chicago, EUA. Desta vez, a trend causou um acidente que resultou na morte de 4 adolescentes na cidade de Buffalo, no estado de Nova Iorque.
As vítimas do acidente são identificadas como Marcus Webster, 19 anos, Swazine Swindle, 17, Kevin Payne, 16, e Ahjanae Harper, de 14 anos. O caso ocorreu na última segunda-feira, 24 de outubro, quando o Kia roubado em que estavam caiu em um trecho de rodovia, segundo a WGRZ.
Harper comemoraria 15 anos em 1º de novembro. Os pais da adolescente lançaram um financiamento coletivo de US$ 15 mil em homenagem a ela no portal GoFoundMe na terça-feira (25).
Dentre os passageiros ainda havia o motorista de 16 anos, que foi atendido num hospital, mas não necessitou de internação, e uma adolescente de 14 anos, que ainda está internada, mas o Erie County Medical Center afirma que ela está em boas condições.
O motorista foi acusado de uso não autorizado de um veículo e posse criminosa de bens roubados e será processado em novembro após o fim das investigações que ainda estão em andamento.
O que é o Desafio da Kia?
O “Kia Challenge” surgiu no TikTok no início de julho de 2022 e se tornou viral com o usuário @robbierayyy mostrando como ligar o seu carro apenas usando uma entrada USB ao invés da chave. Na ocasião, o TikTok passou a orientar seus usuários a reportar vídeos mostrando o “Desafio da Kia”.
Segundo um porta-voz da Hyundai, a brecha de segurança ocorre pela falta de um sistema de imobilização nos modelos da montadora lançados entre 2015 e 2021 e também nos carros da Kia de 2011 a 2021 que são equipados com ignições que requerem chaves mecânicas.
Ele ainda atenta que carros equipados com o kit de segurança Firstech/Compustar desativa o sistema de partida se o alarme destes veículos for acionado e que a Hyundai expandiu a parceria com departamentos de polícia para evitar roubos deste tipo.
Joseph Gramaglia, comissário da polícia de Buffalo, deu uma entrevista na segunda-feira dizendo que os roubos de carros na região aumentaram desde que o Desafio da Kia se tornou viral. Por outro lado, especialistas não acreditam que um desafio deste tipo poderia inspirar pessoas a cometer roubos desta forma.
Yotam Ophir, professor assistente do departamento de comunicação da Universidade de Buffalo, disse em entrevista a WIBV:
A maioria das pessoas não sabe sobre esses desafios, a maioria das pessoas não se importa com esses desafios, e mesmo que assistam esses vídeos e os achem divertidos, isso não significa que eles vão sair e roubar um carro.
Por fim, é recomendado que proprietários de carros da Kia e Hyundai travem seus veículos e instalem sistemas de segurança com câmeras e alarme de detecção de motor, pois o roubo de carros dessas marcas subiu de 74 em 2021 para 642 em 2022 somente em Chicago.
Vale lembrar que este não é o primeiro desafio do TikTok que resulta consequências graves: uma criança foi hospitalizada em maio de 2021 após realizar o “desafio do piercing” e médicos já alertaram para o risco de lesões pelo “desafio da caixa de leite”.