A chuva prevista para chegar ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (2) já causa prejuízos em algumas regiões do Estado. Conforme o Corpo de Bombeiros, em Carazinho, no Norte, foram atendidas ocorrências de quedas de árvores, falta de energia e destelhamentos durante a madrugada, as informações são do Portal GauchaZH.
Em Frederico Westphalen, pelo menos duas casas foram parcialmente destelhadas e uma rua está sem luz. Já em Sarandi, o Patronato Escola Tecnica Agrícola Júlio Mailhos ficou descoberto após o vendaval arrastar o telhado.
Em Ijuí, no Noroeste, duas árvores de grande porte chegaram a bloquear rodovias, uma na RS-342 e outra na RS-155./ Elas foram retiradas do local. Por volta das 2h30min, as câmeras do Observatório Heller & Jung registraram raios no céu de Canoas, na Região Metropolitana.
Em Santa Maria, na Região Central, além da precipitação, descargas elétricas e vento intenso foram registrados durante a noite de quinta-feira (1º). Já no município de Dilermando de Aguiar, houve ventania e queda de granizo. Em São Gabriel, na Fronteira Oeste, foi registrada ventania e chuva intensa, mas, de acordo com a Defesa Civil Municipal, não houve estragos.
Até as 23h da quinta (1º), a Defesa Civil Estadual não havia recebido nenhum pedido de ajuda. A previsão do tempo para esta sexta-feira indica chuva em todo o Rio Grande do Sul. Há risco de temporais, acompanhados por raios e rajadas de vento em todo RS.
No litoral gaúcho, as rajadas de vento podem chegar até 70 km/h. Nas demais áreas, o vento pode chegar a 60 km/h. A instabilidade atinge também Porto Alegre e Região Metropolitana.