O 18º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata agitou o município e a região nos últimos dias. Todas as noites, de quarta-feira (7) a domingo (11), cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram as apresentações no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz. Foram dois anos de apresentações online por conta da pandemia da covid-19, mas, desta vez, a edição retomou o formato original com o tema “Baile de Máscaras”.
O campeonato de danças folclóricas internacionais recebeu delegações do México, da Colômbia, do Peru, da Espanha, da Letônia, da Polônia, da Tailândia e do Brasil. Os participantes disputaram o título de Campeão do Fidaf Brazil World Champioship, que ficou para o grupo “Ballet Folklórico de La Universidad Autónoma de Coahuila”, do México.
Os tailandeses, “Rhaks Thai Folk Dance Group”, conquistaram o 2º lugar. E o 3º lugar ficou para o Grupo “Escola de Música i Danses de Mallorca”, da Espanha. Tiveram também outros destaques: a melhor coreografia foi a do grupo campeão; o melhor figurino, da Tailândia; a melhor música, do grupo “Zespół Pieśni i Tańca Kortowo”, da Polônia.
O prêmio especial do júri foi para o grupo “TDA Kalve”, da Letônia. Já o prêmio do público, foi para a equpe mexicana, a grande campeã. A menção honrosa foi entregue aos peruanos do grupo “Centro de Investigación de Arte Nativo Mi Perú”.
Além do concurso, a programação contou com feiras de artesanato, gastronomia, livros e comércio na Praça da Bandeira, além de espetáculos gratuitos. Como os ingressos esgotaram rapidamente, muitas pessoas acompanharam o campeonato de danças folclóricas ao vivo por meio das páginas oficiais do festival no Facebook e Youtube.