Roteiro Termas e Longevidade e Região Uva e Vinho marcam presença na Expointer

Através de iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, das 8h às 20h, diversos municípios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha participam da Expointer. A organização e logística dos municípios está sendo realizada pela Instância de Governança Regional Uva e Vinho (Atuaserra). E, na última quarta-feira (31/08), o evento recebeu representantes do Roteiro Turístico Termas e Longevidade. 

A Expointer, feira agropecuária de destaque nacional e internacional, é realizada anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio/RS. Nos noves dias de feira, os visitantes têm mais de 400 opções de eventos e atrações. Além da exposição de mais de 150 raças de animais, show de máquinas e desfile dos campeões, a Feira de Agricultura Familiar marca presença na mostra.  

Este espaço, destinado para a divulgação e comercialização de produtos da culinária colonial gaúcha, recebeu, no dia 31 de agosto, os municípios de Veranópolis, Vila Flores e Casca que, juntos, expuseram mimos da produção local e delícias típicas.

O painel das macieiras auxiliou na divulgação da Feira Nacional da Maçã e Agroindústria de Veranópolis (Femaçã). Hoje, a Femaçã tornou-se uma festa tradicional no calendário da região, mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município Berço Nacional da Maçã. As comemorações acontecem de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril de 2023. O Restaurante Giratório Mascaron, situado no topo da Torre Mirante da Serra, em Veranópolis, também marcou presença na Expointer com a elaboração de queijos e polenta brustolada. 

As vinícolas veranenses Antônio Bin, Simonetto e Noé também expuseram seus produtos na feira. Localizada em meio às belas paisagens rurais da comunidade de Lajeadinho, em Veranópolis, a Vinícola Antônio Bin elabora produtos com características muito próprias e originais. Por sua vez, a Vinícola Simonetto, localizada na comunidade de Monte Bérico, em Veranópolis, é fruto do trabalho, bravura e fé de Francesco Simonetto, que ali plantou os primeiros pés de parreira. Já os Vinhos Noé são produzidos através da tradicional Cooperativa Alfredochavense. As características nobres da região garantem a alta qualidade dos vinhos e espumantes. 

Leia também:  Obra da ciclovia avança para a próxima fase em Nova Prata

Por fim, os pães de Santo Antônio de Vila Flores e as fitinhas de N. S. de Lourdes de Veranópolis representaram a fé, espiritualidade e religiosidade dos municípios. A tradição da distribuição de pães após a missa, surgiu da prática do próprio santo padroeiro de alimentar os pobres e os doentes e os curar. 

A microrregião Termas e Longevidade foi criada em 1997, por iniciativa da Instância de Governança Regional Uva e Vinho (Atuaserra), que promove o destino e os municípios em todo Brasil.  Hoje, o Roteiro comporta empreendedores, poder público e lideranças locais dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores e, em 2023, receberá novos municípios.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo