Veranenses entregam mapas originais da Ferrovia do Vinho ao 1º Batalhão Ferroviário de Lages

Integrantes do grupo “Aventureiros do Tronco Principal Sul” realizaram a entrega de mapas originais do projeto do Ramal Ferroviário entre Bento Gonçalves e o Rio das Antas, a Ferrovia do Vinho, para o 1º Batalhão Ferroviário de Lages, em Santa Catarina.

O encontro foi no último sábado (27), quando Marcelo Boff (Caxias do Sul), Alexandre Corá (Farroupilha), Vagner Tonatto e Pablo Tonatto (Veranópolis) levaram os documentos que são das décadas de 1940 e 1950. Eles foram usados pelo batalhão na construção de importante trecho do Tronco Principal Sul.

Esses projetos são uma relíquia histórica para o Batalhão que, por intermédio de seu Espaço Cultural, preserva a memória dos antigos ferroviários, com um vasto acervo de objetos, documentos e fotos que remontam a época da construção de grandes ferrovias no Sul do Brasil.

Segundo Vagner, esses projetos foram recuperados há cerca de cinco anos. Depois de tratativas com o batalhão, foi feita a entrega ao tenente Coronel Paulo Da Silva Nogueira, com a presença de autoridades. Os representantes do grupo foram, inclusive, convidados para participar da formatura de 136 soldados e do juramento à bandeira. Agora, os mapas serão levados ao Rio de Janeiro, onde serão digitalizados, para assim, ficarem à disposição de qualquer cidadão.

“Pra nós foi um momento histórico. Neste dia fizemos história como aqueles que construíram essas ferrovias que deixaram seu legado até hoje .Esses mapas fizeram um longo trajeto até chegar em nossas mãos, aí fizemos nossa pesquisa e devolvemos para seu verdadeiro dono”, afirma Tonatto.

Os aventureiros do TPS são um grupo de amigos apaixonados pela história das ferrovias construídas no Rio Grande do Sul no século passado. Eles percorrem estações, pontes, viadutos e trechos ferroviários, muito já desativados, em busca de vestígios da época de sua construção, resgatando a história desses locais, geralmente localizados em meio a natureza com paisagens impressionantes.

Leia também:  Veranópolis intensifica controle biológico de mosquitos e borrachudos com aplicação de BTI

Assista aqui o vídeo da entrega dos mapas, que foi disponibilizado pelos integrantes do grupo

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo