Polícia Civil elucida crueldade de gatos feridos na cabeça com disparos de chumbinho no Litoral Norte

No dia 13 de julho deste ano, no Balneário de Santa Terezinha, em Imbé, duas gatas foram atingidas na cabeça com disparos de chumbinhos. A partir do registro da ocorrência policial pelos tutores dos animais, a Polícia Civil, por meio do *Cartório Amigo dos Animais da Delegacia de Polícia (DP) de Imbé*, instaurou inquérito policial e efetuou diligências para elucidar o caso.

Durante a investigação criminal, apurou-se que um vizinho, incomodado com o comportamento de três gatas, foi quem efetuou os disparos com uma espingarda de pressão. Representou-se, então, pelo cumprimento de mandado de busca e apreensão (MBA) na sua casa, deferido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Tramandaí.

No dia 29 de julho, policiais civis cumpriram o MBA na caso do suspeito e apreenderam a espingarda de pressão utilizada, 32 chumbinhos, pequena quantidade de maconha e apetrechos para consumo da droga. Interrogado, o suspeito, de 33 anos de idade, confessou que atirou nas três gatas do vizinho com a intenção de mata-las. Inclusive, enviou áudios no aplicativo WhatsApp narrando os fatos e reclamando dos animais.

Segundo o Delegado de Polícia Antônio Carlos Ractz Jr., titular da DP de Imbé, que possui o *selo de DP Amiga dos Animais*, o suspeito foi indiciado por crime de maus-tratos de animais, sujeito às penas de 2 a 5 anos de reclusão e multa. Ainda, será indiciado por posse de drogas.

“Aos animais domésticos de estimação é reconhecida a sua natureza biológica e emocional como seres sencientes, capazes de sentir sensações e sentimentos de forma consciente”, conforme legislação estadual, informa a autoridade policial.

A Polícia Civil de Imbé disponibiliza o *WhatsApp (51) 98416-7999* para denúncias, garantido-se o sigilo e o anonimato do denunciante.

Sair da versão mobile