Estragos do ciclone obrigam cidade de SC a decretar situação de emergência

A passagem de um ciclone extratropical em Santa Catarina entre esta terça (9) e quarta-feira (10) já registra alagamentos, quedas de barreira e destruição em todas as regiões, especialmente em áreas litorâneas. Atingida pelo rastro de destruição deixado no Vale do Itajaí, Penha decretou oficialmente estado de emergência na manhã desta quarta-feira (10), as informações são do Portal ND+.

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, foi à internet para comunicar a medida oficialmente. Segundo o comunicado, mesmo que ainda não haja o registro de desabrigados ou desalojados, a prefeitura já ativou um abrigo municipal no ginásio de esportes, que fica nas proximidades da Cohab – anexo à escola Horacina Soares Francisco. Além dos Bombeiros, a população também pode fazer o registro de ocorrências por meio do telefone 47 3345-3914.

Navegantes em atenção

A Prefeitura de Navegantes, também informou na manhã desta quinta-feira (10) que, devido às condições meteorológicas na região, uma equipe de apoio está preparada para os atendimentos. As aulas no município estão canceladas e um abrigo também foi ativado. Confira:

Porto Belo se concentra no atendimento às ocorrências

O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, ressaltou em comunicado que as equipes da Defesa Civil seguem trabalhando no atendimento a ocorrências registradas na cidade. O prefeito explica que a maioria das ocorrências até o momento são de destelhamentos de casas e quedas de barreiras. Além disso, a prefeitura segue monitorando o nível do mar nas encostas, acompanhando possíveis alagamentos na tarde desta quarta (10).

Itajaí

Da mesma forma, o município de Itajaí também emitiu comunicado de alerta para ocorrências. Nas últimas horas a cidade tem registrado alto volume de chuva e vento, e, como o solo continua enxarcado, há risco para deslizamentos e alagamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas atingidas pela atuação do ciclone.

Sair da versão mobile