Encontro reuniu mais de 20 Artesãos de Nova Bassano

Nova Bassano é rico pela diversidade e qualidade do seu artesanato, que é a arte de criar objetos originais usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. Para valorizar ainda mais este patrimônio cultural e auxiliar na organização dos artesãos da comunidade, o Departamento de Cultura, ligado à Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma reunião dia 04 de agosto na Casa das Feiras Maria Rovéa, que reuniu cerca de 20 artesãos. O assessor da ATUASERRA Everson Marca e a representante do Departamento de Cultura e Presidente do Conselho Municipal de Turismo Firléia Guadagnin Radin coordenaram a reunião, destacando que artesanato e turismo tem uma ligação muito forte. Ambos podem ter na cultura local e regional um elemento para promoção e valorização ainda maior dos seus produtos.

Há vários anos a Casa das Feiras Maria Rovéa é o local que abriga produtores orgânicos, agroindústrias e artesãos bassanenses que ali expõe e comercializam seus produtos nas 6ª feiras à tarde. O objetivo da reunião foi aproximar os diferentes artesãos e auxiliar a sua integração e estruturação, diante da retomada de diversas atividades após a pandemia, entre elas o turismo, que, assim como as atividades culturais e artesanais, vem deixando de ser apenas um hoby que proporciona saúde e bem-estar, passando a se tornar também uma fonte de renda e desenvolvimento para as famílias, associações e comunidades.

Estavam presentes artesãos que trabalham com palha, madeira, pinturas, bordados, tecidos, linhas, lãs, esculturas, entre outros. Isto mostra a riqueza de nosso artesanato, pela variedade e qualidade de produtos aqui elaborados, além de outros artesãos que poderão se integrar a este grupo. Com a possibilidade de ampliar os dias de atendimento na Casa das Feiras, aumentar a oferta de produtos artesanais e a participação em outras feiras ou exposições, se torna necessário aprimorar a coordenação do grupo, pois quanto maior o número de envolvidos, maiores são as potencialidades que se apresentam e também a necessidade de organização.

O Artesanato é uma manifestação artística da sociedade, pois carrega questões sociais e de ancestralidade, a combinação entre a tradição e o contemporâneo, a transmissão de conhecimentos entre as gerações e, também, importância econômica para artesãos, famílias e municípios.

A comunidade bassanense está convidada a conhecer e adquirir o artesanato local, pois comprar localmente aumenta a autonomia e a saúde da comunidade e incentiva o artesão a aprimorar o seu trabalho.

Sair da versão mobile