No último sábado, 09 de julho, realizou-se uma Assembleia Extraordinária de Pastoral do Vicariato de Nova Prata. Foram convidados um representante de cada uma das 245 comunidades das 14 paróquias, estavam presentes 270 pessoas.
O Vicariato, criado aos 9 de março de 2013, está vivenciando seu décimo ano. O título-tema central da assembleia sintetiza o que se realizou: “Em Comunhão com a Diocese de Caxias do Sul, PARTILHAR, AVALIAR E ANIMAR, em tempo de sinodalidade.” (sinodalidade é o caminho em conjunto, de escuta de todas as instâncias, convocado pelo papa, visando comunhão, missão e transformação).
Os participantes, pode-se dizer que unanimemente, voltaram muito contentes, porque se realizaram:
A PARTILHA: Conheceram tantos serviços, movimentos, pastorais e obras da Igreja na região.
A AVALIAÇÃO: O centro da evangelização, hoje, é o anúncio do evangelho por uma igreja que se entende como casa, comunidade de fé, não simplesmente comunidade utilitária de proveito e benefícios sociais. Esta igreja-casa tem quatro pilares: 1. Celebração-Oração; 2. Palavra de Deus, reflexão, estudo; 3. Caridade; 4. Missionariedade. Em cada um destes pilares, temos ações conjuntas, assumidas pelas 14 paróquias, tais ações foram avaliadas, como estímulo, na caminhada.
Todo o encontro foi muito animado, pelo próprio conteúdo, pela metodologia da condução e pelos cantos das Meninas Violeiras de Nova Prata. Ressaltam-se duas presenças. O Pe. José Inácio Messa, vigário episcopal do Vicariato de Gravataí, veio explicar o que é um vicariato. Dom José Gislon, bispo diocesano, falou com muito carisma, envolvendo o povo, por passar mensagem de fé e ânimo, com muita segurança.