Quem guardou o casaco por causa de temperaturas acima dos 25°C no Estado nos últimos dias terá de separar roupas de frio para usar nesta semana. É o que indica a previsão do tempo: as temperaturas mais baixas retornam e há possibilidade de geada nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul no fim da semana.
De acordo com a Climatempo, na segunda-feira (25), a circulação de ventos mantém o tempo instável nas áreas mais ao sul do Estado. Por isso, há formação de nuvens e chove no período da manhã nas áreas de fronteira com o Uruguai. Ao longo do dia, muitas nuvens ainda passam sobre a região, mas a chuva já perde força.
O Litoral também terá muitas nuvens, com algumas aberturas de sol ao longo do dia, mas não é esperada chuva. Nas outras áreas gaúchas, inclusive a Capital, haverá predomínio de sol, com temperaturas mais altas à tarde e tempo firme (confira abaixo a previsão do tempo para o dia).
Na terça-feira (26), a atmosfera fica mais estável e as condições para chuva diminuem no Rio Grande do Sul. A previsão é de sol e tempo firme em todas as áreas. Já na quarta-feira (27), o tempo continua firme em todo Estado e também não há previsão de chuva para nenhuma região. O predomínio é de sol e as temperaturas seguem mais elevadas durante a tarde.
O tempo começa a mudar na quinta-feira (28). Conforme a Climatempo, nesse dia, é esperada chuva com possíveis ocorrências de queda de granizo e temporais na Campanha, Fronteira Oeste e Sul.
Durante o dia, a instabilidade avança e atinge o Centro, Norte e Grande Porto Alegre, quando são esperadas tempestades e chuva frequente, principalmente a partir da tarde. As rajadas de vento devem ser mais intensas no decorrer do dia. Com a passagem da frente fria, a massa de ar polar avança no Rio Grande do Sul e diminui as temperaturas entre quinta e sexta-feira (29). Assim, a sensação de frio deve permanecer até pelo menos a primeira semana de agosto, conforme a Climatempo.
— A chuva ocorre na quinta, com a chegada da frente fria. Na sexta já para de chover, mas o destaque será o frio que vai persistir ao longo do fim de semana. Há chance de geada nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul (Serra e Campos de Cima da Serra) no sábado. Outro destaque é que o fim da semana será ventoso e o mar fica agitado no Litoral — resume Paula Soares, da Climatempo.
Apesar do frio, não há previsão de neve no Estado. Os pontos mais frios podem registrar temperaturas abaixo de 5°C. Porto Alegre tem mínima prevista em torno dos 9°C entre sexta e sábado.
Informações Gaúcha ZH