O município de Protásio Alves fortaleceu sua parceria com a Emater/RS-Ascar na área da assistência social, reativando o atendimento ao público do interior e na sede, através dos grupos de convivência. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, com foco na prevenção das situações de vulnerabilidades sociais.
“Esse programa social terá um impacto positivo no município, pois tem como propósito impulsionar a melhoria da qualidade de vida das famílias, ampliando o acesso às oportunidades, às informações dos seus direitos sociais, questões sobre as relações familiares e interpessoais”, explica Juliana Bessegato, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Para efetivar o retorno da parceria no dia 22 de julho ocorreu um encontro entre os envolvidos. A pauta foi a apresentação das ações que serão realizadas pela Emater/RS-Ascar na área social em parceria com a equipe de profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Protásio Alves.
Foi definido na reunião que a Emater disponibilizará uma técnica social, Salete Maria Hoffmann, que atua em André da Rocha, e que será cedida ao município de Protásio Alves até dezembro para atender os grupos de convivência na sede e no interior do município.
Em breve, será disponibilizado às comunidades o cronograma dos encontros do CRAS no interior e na sede que serão realizados a partir do próximo mês.
“O retorno das atividades em grupos no interior será muito importante para as famílias que serão atendidas, principalmente pós-pandemia”, ressaltou o prefeito em exercício, Jocimar Furlan que também agradeceu a todos os presentes no encontro e o apoio da Emater/RS-Ascar.
Também participaram do encontro, o secretário municipal da Saúde; Ivan Pimentel; Isolete Bacca, representante da coordenadora do Estado da Emater/RS-Ascar e conselheira estadual de assistência social; Neuri Frozza, assistente técnico regional de Caxias do Sul; João Rodrigo Cardoso, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Protásio Alves; Salete Maria Hoffmann técnica social da Emater/RS-Ascar de André da Rocha; integrantes do CMAS e equipe do Cras local.