Prepare os casacos: Frio e geada marcarão o amanhecer desta quarta-feira
A quarta-feira vai começar gelada no Sul do Brasil por efeito da massa de ar frio que ontem começou a ingressar no território gaúcho e hoje dominou grande parte da região, trazendo uma terça-feira com cara de inverno que começou com chuva, vento e frio em diversas regiões. Um centro de alta pressão de 1205 hPa vai estar sobre o Sul do Brasil na madrugada desta quarta, favorecendo tempo mais aberto e significativo resfriamento noturno.
A tarde fria desta terça-feira precede o amanhecer frio a muito frio previsto para esta quarta. A grande maioria das regiões do Rio Grande do Sul terá mínimas ao amanhecer abaixo dos 5ºC. Os termômetros devem indicar marcas perto de 0ºC no Sul gaúcho, Campanha e fronteira com o Uruguai assim como em baixadas da Serra. Marcas negativas devem ocorrer na Serra do Sudeste, nos Campos de Cima da Serra, em baixadas da região de Soledade e do Alto Uruguai.
Com o frio mais intenso previsto para esta quarta-feira no começo do dia, geada pode se formar em diversas áreas do Sul do Brasil, até porque as baixas temperaturas não vão se limitar ao Rio Grande do Sul e se espera muito frio também em Santa Catarina e parte do Paraná. A geada pode ser moderada a forte em alguns municípios.
FRIO VAI DURAR POUCO
A massa de ar frio já começa a se afastar do Rio Grande do Sul nesta quarta e ar mais quente vai retornar ao Sul do Brasil. Pior, o avanço de ar tropical vai começar a formar uma frente quente no Sul do Brasil nesta quarta que avançará de Norte para Sul com instabilidade e provocará chuva e temporais no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta, embora o tempo já comece a mudar nesta quarta.
A quarta-feira será de sol no Rio Grande do Sul, mas uma frente quente traz aumento de nuvens, chuva isolada e raios no final do dia para algumas regiões gaúchas, sobretudo nas Metades Norte e Oeste. Não se descarta granizo localizado. A tarde será amena com maior aquecimento no Noroeste à medida que o ar frio começa a se afastar do território gaúcho e ar quente avança de Norte.